|



Secretariado Paroquial de Catequese

Estamos certos que a apresentação do plano para este ano de catequese – 2014/ 2015 - irá fortalecer o entusiasmo e a dedicação de todos os catequistas às nossas crianças, adolescentes e jovens da nossa Paróquia de Oeiras.

Temos um duplo convite para os próximos três anos de catequese:

O nosso Bispo, D. Manuel Clemente, convida-nos para um sínodo diocesano a realizar em 2016, com o lema ‘O sonho missionário de chegar a todos’. “Será muito interessante quando chegarmos a 2016 e já dispusermos de dois anos em que as comunidades cristãs, as paróquias, os movimentos, os institutos religiosos e seculares tiverem pensado e ensaiado algo para levar à prática as indicações do Papa Francisco”.

A nossa catequese vai, também, associar-se ao segundo convite, ao sonho missionário do Papa Francisco que se manifesta na Exortação Apostólica a “Alegria do Evangelho”.

É, por isso, que queremos dar um sentido à nossa caminha para estes próximos três anos, tendo sempre como centro da nossa catequese a FAMÌLIA.

 

“A Alegria da Família na Catequese, com a companhia de Nossa Senhora”.

Nas véspera da aparição de Nossa Senhora de Fátima. “ Maria reúne ao seu redor os filhos para a ver e deixar-se olhar por Ela” (Pp Francisco - GE 286)

Oração do terço ao vivo com a Catequese, seguida de procissão à volta da Igreja, com o andor de Nossa Senhora das Flores Rezadas. Jesus e Maria contam contigo e com a tua família. Não Faltem!!

 

Festa de Acolhimento com as famílias da catequese. Reencontro.

Dia de convívio e de festa para acolhermos as crianças, adolescentes e suas famílias que veem pela primeira vez para a nossa catequese paroquial.

Ponto de encontro no Centro Paroquial às 10h, com o acolhimento, missa e compromisso dos catequistas, e de seguinte partida para o Parque dos Poetas para o almoço, convívio e jogos.

"Traz a tua alegria para a festa da catequese". Esperamos por vocês!

 

Materiais disponiveis para consulta

 

Catequistas para o ano pastoral de 2011/12

Ano Dia Hora Catequista
1º Ano Sábado 11h00 Paulo Castanheira
  5ª Feira 18h00 Gracinda
2º Ano Sábado 11:00 Luis Oom
  4ª Feira 18h00 Sebastião
  6ª Feira 18h00 Maria José
3º Ano Sábado 12h00 Paula
  Sábado 12h00 Graça
  4ªFeira 18h00 Ana
4º Ano Sábado 11h00 Maria da Luz
  4ª Feira 18h00 Maria de Lurdes
  5ª Feira 18h00 Lucília
5º Ano Sábado 12h00 Joaquim
6º Ano Sábado 11h00 Rosa Maria
  3ª Feira 18h00 Rosa Maria
7º Ano 6ª Feira 18h30 José Martins
8º Ano 6ª Feira 18h30 José Martins
9º Ano 6ª Feira 18h30 José Martins
10º Ano 6ª Feira 18h30 José Martins

A importância em ser Catequista

"Ser catequista é uma vocação! É um chamado da parte de Deus para uma missão. O catequista, ao sentir esse chamado verifica que necessita compreender melhor seu trabalho missionário".

Muitas vezes ser catequista implica deixar de fazer uma coisa mais cómoda, ter que antecipadamente preparar o que se diz, o que se faz, de que maneira se vai fazer e falar, implica tempo, dedicação e gosto, sobretudo muito gosto e vontade de dar o que se apendeu e recebeu.

Ser catequista é uma missão que nos foi confiada e que se aceita. Esta é uma missão a cumprir porque se fez silêncio e e se deixou que que Alguém nos falasse ao mais profundo do nosso ser. Muitas vezes surge a pergunta: "Será que é isto que Deus quer de mim? Ou será que quer muito mais e eu não sou capaz de o dar? Será esta tarefa que Deus me confiou esta missão, não me abandonará e quando eu não souber o que vou fazer, Deus estará junto de mim para me iluminar no modo de agir.

Ser catequista não é apenas uma ou duas horas por semana. É uma vida inteira dedicada a viver a mensagem do amor de cristo nos vários locais, nos vários momentos da nossa vida, do nosso dia. No trabalho, na escola, em família, há que ser catequista, e sobretudo é preciso ser humilde porque nunca se sabe tudo e temos que aprender mais para crescer, na fé, no amor e na capacidade de dar.

Fale connosco

Estamos disponiveis para lhe esclarecer todas as suas duvidas por um destes meios

  • geral@paroquiaoeiras.com.pt
  • Telefone: 21 443 0553
  • Telemóvel: 93 596 1150

Também se pode dirigir ao Centro de Acolhimento Paroquial dentro do horário de atendimento, onde o poderemos receber e ajudar nas suas duvidas e questões.


Receba a nossa NewsLetter!

Indique aqui o seu email para a receber.

Newsletter da Paróquia de Oeiras

____________________________

Toda a informação num só lugar!