Secretariado Paroquial de Catequese

Estamos certos que a apresentação do plano para este ano de catequese – 2014/ 2015 - irá fortalecer o entusiasmo e a dedicação de todos os catequistas às nossas crianças, adolescentes e jovens da nossa Paróquia de Oeiras.

Temos um duplo convite para os próximos três anos de catequese:

O nosso Bispo, D. Manuel Clemente, convida-nos para um sínodo diocesano a realizar em 2016, com o lema ‘O sonho missionário de chegar a todos’. “Será muito interessante quando chegarmos a 2016 e já dispusermos de dois anos em que as comunidades cristãs, as paróquias, os movimentos, os institutos religiosos e seculares tiverem pensado e ensaiado algo para levar à prática as indicações do Papa Francisco”.

A nossa catequese vai, também, associar-se ao segundo convite, ao sonho missionário do Papa Francisco que se manifesta na Exortação Apostólica a “Alegria do Evangelho”.

É, por isso, que queremos dar um sentido à nossa caminha para estes próximos três anos, tendo sempre como centro da nossa catequese a FAMÌLIA.

“A Alegria da Família na Catequese, com a companhia de Nossa Senhora”.

Nas véspera da aparição de Nossa Senhora de Fátima. “ Maria reúne ao seu redor os filhos para a ver e deixar-se olhar por Ela” (Pp Francisco - GE 286)

Oração do terço ao vivo com a Catequese, seguida de procissão à volta da Igreja, com o andor de Nossa Senhora das Flores Rezadas. Jesus e Maria contam contigo e com a tua família. Não Faltem!!

Festa de Acolhimento com as famílias da catequese. Reencontro.

Dia de convívio e de festa para acolhermos as crianças, adolescentes e suas famílias que veem pela primeira vez para a nossa catequese paroquial.

Ponto de encontro no Centro Paroquial às 10h, com o acolhimento, missa e compromisso dos catequistas, e de seguinte partida para o Parque dos Poetas para o almoço, convívio e jogos.

"Traz a tua alegria para a festa da catequese". Esperamos por vocês!

Materiais disponiveis para consulta

9º Ano 6ª Feira 18h30 José Martins
10º Ano 6ª Feira 18h30 José Martins

A importância em ser Catequista

"Ser catequista é uma vocação! É um chamado da parte de Deus para uma missão. O catequista, ao sentir esse chamado verifica que necessita compreender melhor seu trabalho missionário".

Muitas vezes ser catequista implica deixar de fazer uma coisa mais cómoda, ter que antecipadamente preparar o que se diz, o que se faz, de que maneira se vai fazer e falar, implica tempo, dedicação e gosto, sobretudo muito gosto e vontade de dar o que se apendeu e recebeu.

Ser catequista é uma missão que nos foi confiada e que se aceita. Esta é uma missão a cumprir porque se fez silêncio e e se deixou que que Alguém nos falasse ao mais profundo do nosso ser. Muitas vezes surge a pergunta: "Será que é isto que Deus quer de mim? Ou será que quer muito mais e eu não sou capaz de o dar? Será esta tarefa que Deus me confiou esta missão, não me abandonará e quando eu não souber o que vou fazer, Deus estará junto de mim para me iluminar no modo de agir.

Ser catequista não é apenas uma ou duas horas por semana. É uma vida inteira dedicada a viver a mensagem do amor de cristo nos vários locais, nos vários momentos da nossa vida, do nosso dia. No trabalho, na escola, em família, há que ser catequista, e sobretudo é preciso ser humilde porque nunca se sabe tudo e temos que aprender mais para crescer, na fé, no amor e na capacidade de dar.