1 - O que é preciso para preparar o processo de Casamento?

Para tratar do processo de Casamento, deve iniciar o processo Religioso com pelo menos 3 meses de antecedência e no máximo 1 ano! Deverá dirigir-se ao Cartório Paroquial com os Bilhetes de Identidade e as Cédulas Pessoais (ou de Vida Cristã) de ambos os noivos! Nesse dia serão recolhidas as informações necessárias para iniciar o processo! Algumas informações adicionais: Serão estudados os possíveis graus de parentesco entre os noivos, bem como condicionantes à autorização para o casamento pela Igreja, como casamentos anteriores! Haverá também um encontro com um Sacerdote ou Diácono, para ultimar o impresso!

• As testemunhas de Casamento terão de ser maiores de idade.

• Depois de o processo estar devidamente encaminhado, os noivos terão de participar em reuniões de preparação no Centro de Preparação para o Matrimónio.

• As testemunhas de Casamento terão de ser maiores de idade.

• Os Noivos devem dirigir-se à Conservatória do Registo Civil com 3 meses de antecedência do casamento.

2 - O que é preciso para preparar um Baptismo?

Para preparar um Baptismo, tem de iniciar o processo apenas com um mês de antecedência. Deve dirigir-se ao Cartório Paroquial para levantar um impresso que deverá preencher com todas as informações pedidas! Algumas informações adicionais: Os padrinhos têm de ter mais de 16 anos. Também têm de ter os Sacramentos da Iniciação Cristã: Baptismo, 1ª Comunhão e Crisma. No caso de serem casados, terão de ser casados pela Igreja e viver como tal!

• As testemunhas de Casamento terão de ser maiores de idade.

3 - Queria inscrever-me num movimento ou actividade da paróquia.

Para se inscrever em qualquer movimento paroquial ou actividade deve adquirir uma folha de inscrição que tem de ser entregue no Cartório Paroquial devidamente preenchida e assinada! Pode adquirir essas folhas no Cartório Paroquial, ou em alguns casos neste site, fazendo o 'download' e imprimindo o formulário que poderá ser entregue no Centro de Acolhimento da Paróquia.

4 - Queria consultar as escalas de serviço dos vários movimentos

Estas são as novas escalas de serviço disponveis

• Escala de Leitores.

• Escala de Ministros da Comunhão.

• Horário de atendimento do acolhimento e secretaria paroquial

O horário de atendimento na Igreja faz-se do seguinte modo:

De 3ª a 6ª feira - das 11h00 ás 13h00 e das 16h00 ás 19h00.

2ª e sábado - das 11h00 ás 13h00.

Este horário é valido para todo o ano a partir de Outubro de 2012, salvo alguma excepção (que será sempre comunicada antecipadamente) ou feriados caso em que estará encerrado

Redução para meio tempo nos meses de Julho, Agosto e Setembro

• Horário das Celebrações Eucaristicas

As missas na nossa Comunidade celebram-se segundo os seguintes horários:

Igreja Matriz: 2ª feira - 10h00; 3ª a sábado - 10h00 e 19h00; Domingo - 10h00, 12h00 e 19h00;

Centro Paroquial da Figueirinha: sábado - Vespertina 18h; Domingo - 11h00

Este horário é valido para todo o ano salvo alguma excepção (que será sempre comunicada antecipadamente).

• Horário do Sacramento da Reconciliação

O Sacramento da Reconciliação realiza-se na nossa Igreja segundo os seguinte horário:

• Às 3ª e 4ª das 10h30 às 11h30.

• Às 5ª e 6ª das 18h00 às 19h00.

• Se o sacerdote não estiver na Capela da Reconciliação,no interior da nossa Igreja Matriz, dirija-se ao Acolhimento Paroquial, no horário acima indicado e solicite a sua comparência.

Cónego Mário Luis Henriques Pais

Vigário da Vigararia de Oeiras e prior da nossa Igreja Matriz de Oeiras dedicada a Nossa Senhora da Purificação.

Atende na Igreja Matriz todas as 5ª das 16:00 às 19:00 e Sábados das 11:00 às 13:00 no cartório do Centro de Acolhimento Paroquial.